sábado, 2 de fevereiro de 2013

O que é a farinha de alfarroba?

Para quem não conhece tão bem a alfarroba, esta é uma vagem, fruto da Alfarrobeira, tradicionalmente utilizada como alimento para os animais, esta tem vindo a conhecer um novo impulso e novas utilizações, desde licor a bolos e bolachas, passando pelo gelado.  A alfarroba é também conhecida como o cacau saudável, apresenta cor e sabor parecidos, mas a alfarroba possui algumas vantagens: enquanto o cacau tem grande quantidade de gordura, principalmente do tipo gordura saturada - cerca de 23% - a farinha de alfarroba tem somente 1%. O cacau também é rico em cafeína, um estimulante do sistema nervoso e a alfarroba não. Tem um sabor delicioso, adocicado, de chocolate amargo, que substitui o cacau. Não tem adição de leite podendo também ser utilizada por pessoas com intolerância à lactose.
Além de rica em fibra , activa a motricidade intestinal, auxilia à redução do excesso de colesterol ingerido na dieta e não contém glutén.


E neste domingo frio de Inverno, nada melhor que reunir a família em redor de uma tarefa em comum, hummm...e que tal um lanchinho com um bolinho fantástico de cenoura e Alfarroba, indo assim em busca das raízes algarvias nesta fantástica receita, onde a alfarroba nos envolve ;) aqui fica a receita :

Bolo de Cenoura e Alfarroba

Ingredientes
4 cenouras
80 gr. de açúcar mascavado
60 gr. de farinha de arroz
1 colheres de sopa de farinha de alfarroba
25 gr. de vaqueiro líquida
1 ovos
1 dl de leite magro
2 laranjas

Preparação
Pele e rale as cenouras e mistureas com o açúcar mascavado.
Adicione a farinha de arroz, a farinha de alfarroba e a vaqueiro líquida.
Desfaça o ovo no leite e junte ao preparado anterior, misturando bem.
Deite a massa numa forma rectangular que possa ir ao micro onda, previamente untada com vaqueiro líquida e leve a cozer 6 a 8 minutos na potência máxima.
Deixe repousar durante 10 minutos, e volte sobre o prato de serviço.
Deixe arrefecer e retire a forma.
Regue com o sumo de uma laranja e para enfeitar pode usar a restante laranja previamente lavada e cortada em rodelas finas ;)


Bom bolinho e bom domingo ;)
Em breve à venda em nosso Atelier Bolos&Tentações, teremos a farinha de alfarroba em emb. de 250gr e 500gr.




Sem comentários:

Enviar um comentário