sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Bolo Doce de Leite



A expressão original dulce de leche pode ser traduzida por "doce de leite", mas na verdade corresponde a um molho intenso de caramelo, elaborado com leite condensado, que é cozido até caramelizar. Muito popular na América do Sul, foi levado para a Europa, sendo conhecido por confiture de lait, em França. O seu sabor varia de país para país, dependendo dos gostos e dos ingredientes locais, e pode ser feito a partir de leite de búfala, vaca, cabra ou ovelha - ou mesmo de leite de coco; a sua textura pode corresponder a um creme denso e brilhante ou a um toffee espesso. 


Ingredientes:
225g de manteiga
225g de açúcar mascavado claro
4 ovos, batidos
225ml de leite
350g de farinha
2 colheres de chá de canela
2 colheres de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha

*Para a cobertura de Xarope 
55g de açúcar
1/4 de colher de chá de extracto de baunilha

*Para o creme doce de leite
500ml de natas gordas para bater
225ml de dulce de leche

*Para o Crumble de leite
110g de leite em pó
55g de farinha
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de Maizena
1/2 colher de chá de sal
75g de manteiga sem sal, derretida


Bolo Doce de Leite 

1 - Pré-aqueca o forno a 180ºC. Pulverize as bases das 3 formas com desmoldante Dubor ( comercializado no Atelier Bolos&Tentações )
2 - Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Gradualmente, junto os ovos e o leite, alternando com uma colher de farinha medida para evitar que a mistura talhe.
3 - Peneire a restante farinha com a canela, o fermento e o sal. Por fim, junte o extrato de baunilha.
4 - Divida a massa pelas formas, alise a superfície com uma espátula e leve 25 a 30 minutos ao forno, até os bolos adquirirem um tom dourado. Deixe arrefecer as formas durante 10 minutos e depois desenforme os bolos sobre a grelha ( comercializada no Atelier Bolos&Tentações ) para arrefecerem completamente.
5 - Para preparar o xarope, aqueça ligeiramente o açúcar numa caçarola pequena com 120ml água, mexendo até se disolver. Deixe levantar fervura e mantenha ao lume até reduzir para metade. Retire do lume, adicione o extrato de baunilha e reserve.
6 - Bata as natas com o dulce de leche, até obter um creme espesso. 
7 - Coloque um bolo ao contrário e pincele-o com xarope, antes de espalhar uma camada de creme de doce de leite. Repita sobre as restantes camadas, terminando com uma camada de creme.
8 - Para o crumble de leite, aqueça o forno a 140º. Forre um tabuleiro grande com papel antiaderente.
9 - Misture o leite em pó com a farinha, o açúcar, a Maizena e o sal. Adicione a manteiga derretida e mexa até se formarem grândulos. Espalhe a mistura sobre o tabuleiro, numa camada homógenea. Leve 10 minutos ao forno, até secar e se tornar granuloso, mas sem adquirir um tom dourado. Deixe arrefecer o tabuleiro.
10 - Espalhe o crumble de leite sobre o bolo e sirva

Sem comentários:

Enviar um comentário