quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Qual o melhor forno?

Nada mais frustrante do que um bolo que afunda assim que sai do forno, ou que está lindo por fora mas cru por dentro ou que está queimado por fora e cru por dentro…Parece que fez tudo certo, seguiu a receita religiosamente e o bolo não deu certo. Embora vários factores possam contribuir para este resultado, se fez mesmo tudo certo, é bem provável que o problema tenha sido o forno. Então respondendo à pergunta o melhor forno é o que cada um de nós conhece bem…muito bem…Mesmo conhecendo bem o seu forno, existem pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença no seu próximo bolo.



  1. Caso tenha a oportunidade de escolher, escolha um forno eléctrico. O forno eléctrico aquece por igual, mantém melhor a temperatura e os bolos cozem de maneira mais uniforme, sem aquela crosta na superfície. 
  2. Se possível utilize o mesmo forno apenas para bolos, cupcakes etc…ou seja, deixe reservado apenas para uso no seu trabalho.
  3. Caso use forno a gás invista num termómetro para fornos. Especialmente importante porque a temperatura deste tipo de forno varia muito em função do gás que resta dentro da botija (no caso de gás de botija).
  4. Ligue sempre o forno 30 minutos antes de colocar qualquer coisa lá dentro.
  5. Mesmo os fornos eléctricos com termostato digital podem não ser tão precisos assim, portanto confie mais na sua experiência.
  6. O melhor lugar para o seu bolo dentro do forno é na grade um pouco abaixo do meio pois assim a forma ficará no meio do forno.
  7. Centralize da melhor maneira possível a forma dentro do forno, deixando espaços iguais nas laterais.
  8. Caso o seu forno permita colocar mais do que uma forma, coloque sempre na mesma grade e deixe um espaço entre elas.
  9. Fornos com ventilação interna (que espalham o calor por igual) podem não ser adequados para bolos ou cupcakes pois o vento faz a massa enrugar em cima.
  10. Para cozer bolos de frutas (normalmente demoram 1 hora ou mais no forno) caso esteja a usar forno eléctrico, coloque um recipiente (uma forminha por exemplo) com água dentro do forno para ter um pouco de humidade.

Bons Bolos ;)
Beijokas Doces

Sem comentários:

Enviar um comentário