quinta-feira, 12 de abril de 2012

Como derreter chocolate com "truque" :)



A maioria das pessoas que utiliza a técnica do banho-maria para derreter chocolate, inclusive alguns professores de gastronomia, coloca a água numa panela e dentro dessa panela, a vasilha contendo o chocolate. Nem percebem que o recipiente com o chocolate desloca toda a água do fundo do banho-maria, deixando o chocolate totalmente exposto à fonte de calor. Evitar o erro é muito fácil e faz muita diferença: Basta colocar um prato emborcado dentro do banho-maria. Esse pequeno detalhe vai impedir que o chocolate fique exposto ao calor excessivo, e, ao mesmo tempo, impedir que a água ferva, que é, depois da falta de paciência, o maior erro que cometemos quando trabalhamos com chocolate.
É muito importante dizer que para derreter chocolate a temperatura do banho-maria deve está entre 45º e 50º graus (ou menos). É igualmente importante nunca derreter chocolate com a chama do fogão acessa.
Derreter o chocolate
1º - Pique o chocolate em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho. Coloque em um recipiente de vidro ou inox. Reserve.
2º - Prepare o banho-maria: Dentro de uma panela um pouco maior do que o recipiente do chocolate, coloque um pratinho (pires) emborcado. Feito isso, coloque água até que o pires esteja totalmente coberto ( a água deve estar, de preferência, 1cm à cima do pires).
3º - Leve a panela ao fogo até começar aparecer pequenas bolhinhas no fundo. Caso tenha um termómetro, verifique a temperatura (45º C a 50º C é ideal). Apague o fogo e coloque a vasilha contendo o chocolate dentro do banho-maria. Mexer de vez em quando é muito importante. Se a água arrefecer e o seu chocolate ainda não estiver derretido reaqueça o banho-maria e coloque o chocolate novamente para derreter.

Sem comentários:

Enviar um comentário